Técnicas Modernas do Êxtase

Por Armando Lôbo

Ficha Técnica

Selo: Delira Música

Gêneros: Latin, MPB

Ano de lançamento:  2011

 

    TÉCNICAS MODERNAS DO ÊXTASE  –  FAIXA POR FAIXA

1.    Litania do Gozo (Armando Lôbo) – canção que deflagra e sintetiza todo o sentido poético do álbum. Musicalmente, aproxima Nick Cave a Chico Buarque, com toques eruditos.

2.    Homem da Mata (Armando Lôbo) – sutil e misteriosa. O autor imagina: “e se Tom Jobim tivesse nascido em Pernambuco?”.

3.    Matinta-perêra (Waldemar Henrique / Antônio Tavernard) – clássico amazônico, que dialoga com a faixa anterior. Participação especial de Carlos Malta nas flautas.

4.    Tempestade e Ímpeto (Armando Lôbo) – a tragédia do Werther, de Goethe, é recriada no sertão nordestino, na forma de um galope roqueiro e dissonante.

5.    Canción de Negros em Cuba (Armando Lôbo / F. García Lorca) – canção declamatória, de sabor caribenho, a partir de célebre poema de Frederico García Lorca.

6.    Atrás das Máscaras (Armando Lôbo / Conde Belamorte) – “samba-detratação”, manifesto irônico – simultaneamente puritano e escatológico.

7.    Cópula (Armando Lôbo) – composição insólita a partir de poemas de Santa Teresa d’Ávila e San Juan de la Cruz. Musicalmente bipartida,  propõe uma leitura contemporânea de técnicas da música medieval. A instrumentação contrastante inclui um ventilador de teto, do apartamento de Armando no bairro de Santa Teresa.

8.    Diurno ou “a noite dentro de uma fruta” (Armando Lôbo) – composição camerística para saxofone e piano. Obra de romantismo abrasileirado e eclético, usando elementos musicais tanto impressionistas quanto expressionistas.

9.    O Crepúsculo do Frevo (Armando Lôbo) – frevo de letra provocativa, que imagina a morte extática do gênero. É construído musicalmente a partir da abertura da ópera de Richard Wagner O Crepúsculo dos Deuses.

10.    Morte em Veneza (Gustav Mahler / Armando Lôbo) – livre adaptação do adagietto da Quinta Sinfonia, de Gustav Mahler. A letra realoca a tragédia metafísica da novela de Thomas Mann, retratada por Luchino Visconti em filme homônimo. A Veneza de Lôbo é a cidade do Recife.