A Editora Palavroando está aberta a autores nas áreas de poesia, prosa, música, teatro, biografia, teses, dissertações e tradução – e na trans-estéticas dessas linguagens, como a ópera, a canção, a poesia sonora e outros.

Se você possui um original que se adequa ao nosso perfil editorial, ou um áudio também assim, e quer submetê-lo à nossa avaliação, siga as instruções abaixo.

PROCEDIMENTOS

Envie os originais para o email contato@palavroando.com, com  o texto da obra anexado. No corpo do e-mail, escreva seu nome completo, o título do livro (mesmo que provisório) e uma breve descrição da obra que contenha a nomeação por gênero: poesia, conto, teatro e outros.

Publicação

  1. Na Palavroando o autor recebe na medida em que vende, e cada vez mais. O percentual varia entre 5% e 15% do valor de capa do livro, de acordo com o número de exemplares vendidos. Este percentual pode ser conferido em seu contrato, mas geralmente é de 5% até 100 livros, 10% de 101 a 200 livros e 15% de 201 livros em diante. Lembramos que, no caso de livros comprados pelo próprio autor, o pagamento de direito autoral é feito sob a forma de desconto, que deve ser sempre superior ao percentual de direito autoral em vigor para o autor. Por este motivo, sempre que o autor compra livros para revender, ele tem sua participação aumentada em percentual que pode chegar a ser 50% do preço de capa, dependendo da quantidade adquirida. 

ELABORAÇÃO DE CAPAS E DIAGRAMAÇÃO

2. Nossa equipe de diagramadores elabora capas personalizadas e faz todo o projeto gráfico do livro, ou seja, a capa e a diagramação. No caso de uma capa diferenciada, temos um serviço pago que concede ao autor mais liberdade no manejo de sua arte, podendo mudar e solicitar imagens que se adequem ao conceito dos seus livros, havendo a possibilidade de alterações de cores, imagens, texturas, tipologia e disposição de textos. Tal serviço, dentro da editora, custa 300 reais. Caso o autor deseje esse serviço em outro lugar, deverá contratá-lo de um ilustrador independente ou de um profissional indicado pela editora.

AVALIAÇÃO DOS ORIGINAIS

3. A avaliação dos originais, feita por especialistas em pareceres literários e técnicos, leva sessenta dias corridos. Feito isso, o livro é lançado em no máximo quatro meses.

LOCALIZAÇÃO DA PALAVROANDO

4. O Espaço físico da parceria Palavroando/Multifoco encontra-se na Lapa, no coração cultural do Rio de Janeiro, próximo aos Arcos, ao Centro empresarial do Estado, ao bairro de Santa Teresa, à Sala Cecília Meirelles, à UFRJ e ao Centro do Rio. É equipado com três bares, cozinha profissional e toda a estrutura de som e luz para receber os autores para as noites de autógrafos, lançamentos e eventos culturais, bem como para  apresentações musicais, teatrais e performáticas deles.

Em caso de lançamento em outros lugares – cidades e estados – contamos com os contatos de livrarias e espaços parceiros, como a Livraria da Vila, a Livraria Leitura, a Casa das Rosas e a Casa Guilherme de Almeida, em São Paulo, entre outros. Repassamos os contatos – com o aviso da própria editora sobre os espaços –  para os escritores, para que agendem a melhor data de lançamento.

PARCERIAS

5. A Palavroando tem parceria exclusiva com a Editora Multifoco, que possui gráfica própria e digital, e oferece as melhores condições de mercado para os autores que buscam o preço justo para a compra e venda de seu livro.

CATÁLOGO

6. A Palavroando envia o seu catálogo trimestralmente para as redes de livrarias Cultura e Travessa, além de algumas distribuidoras. Como funcionamos sem estoque, quando as livrarias ou distribuidores fazem um pedido, produzimos o livro e o enviamos – e em pequenas quantidades, se for o caso.

LIVRARIAS - COMPRAS

7. As livrarias e distribuidoras habitualmente compram os livros com desconto de 50% sobre o preço de capa – essa é a praxe. O frete também fica por conta da editora, razão esta pela qual o preço de capa necessita ser mais elevado do que se o autor optar por vendas exclusivas pelo site da Palavroando.

DA PUBLICAÇÃO EM SI

Para conseguirmos os preços mais baixos do mercado nos livros, temos que seguir algumas diretrizes de feitura física dele. Assim, trabalhamos com dois formatos de edição:

  1. 14×21 (tamanho padrão).
  2. 16X23 (tamanho maior, também padrão)

O papel é oferecido em três qualidades: Offset (75g) e Pólen (80 ou 90mg).