CD Conto um canto, canto um conto

Criado pela educadora musical, atriz e cantora Denise Venturini, o grupo Vento de Inventar é especialmente voltado para a idealização e realização de projetos de música, literatura e teatro para o público infantil.

Dentre as criações do grupo está a coleção de três histórias infantis “Conto um canto, canto um conto”, inspiradas nas cantigas infantis do cancioneiro popular brasileiro: “A Gatinha Parda”, “O Sapo Jururu” e “O Trem de Ferro”. Concebidas para serem narradas ao vivo, no formato de contação de histórias, foram incluídas na programação dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) de São Paulo, unidades do SESC São Paulo, 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e Fórum das Letrinhas da UFOP, Minas Gerais, e Projeto Literatura Viva do SESI. A estimativa é que já tenham sido apresentadas para mais de 10 mil crianças.

A grande aceitação do público infantil, aliada ao interesse crescente de pais e professores em recontar as histórias em casa e nas salas de aula estimulou o grupo a ampliar o projeto e desenvolver um material em áudio. O projeto ganhou uma versão gravada com as histórias narradas por Denise Venturini, com sonoplastia e trilhas musicais originais também compostas e gravadas pela autora.

As histórias são interpretadas com voz falada e cantada e contam ainda com o acompanhamento de diversos instrumentos musicais (violão, piano, ukelele, guitarra, baixo,  percussões diversas, metalofone, sinos afinados) e efeitos sonoros construídos com objetos cotidianos (panelas, potes de vidro, papéis).

O objetivo maior é estimular as crianças a perceberem os diferentes sons dentro das paisagens sonoras e incentivar os processos criativos, uma vez que também são incentivadas a inventar suas próprias versões, baseadas nas cantigas apresentadas ou em outras de seus repertórios individuais. Além disso, as canções já conhecidas, quando inseridas em novos contextos, ganham novo significado, fazendo com que as crianças fiquem mais atentas às letras compartilhadas tanto nas escolas quanto em seus lares.

DENISE VENTURINI

Começou a estudar música quando criança, sendo que seu primeiro instrumento foi o piano. Na adolescência, começou a cantar profissionalmente e estudar teatro. Formou-se como atriz no Teatro Escola Macunaíma e, como educadora musical, no curso de Educação Artística da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Ministrou aulas de música em diversas escolas, dirigiu musicalmente alguns espetáculos de teatro e trabalhou durante anos como atriz e cantora em renomadas companhias. Unindo as experiências com música e teatro, criou Vento de Inventar em 2012. Atualmente desenvolve seu trabalho artístico dedicado ao público infantil em parceria com Livia Golden no grupo Vento de Inventar e em outros projetos solo como o canal de animações Mabo e Fifi e o estúdio de ilustrações Ludicamente.